Embargo suspenso: tilápia vietnamita pode voltar ao mercado brasileiro

Embargo suspenso: tilápia vietnamita pode voltar ao mercado brasileiro

A comitiva de autoridades do Governo Federal realizou agendas oficiais em Hanói, no Vietnã nos últimos dias de março. Vários alinhamentos bilaterais segundo a imprensa brasileira e, inclusive a vietnamita, trouxeram sinal de alerta ao setor produtivo da tilápia brasileira.

Uma das grandes preocupações do Brasil voltou ser a possível retomada da importação de tilápia do Vietnã. Considerando que há anos não se é realizada missão sanitária e revisão dos protocolos sanitários de produção do Brasil na piscicultura vietnamita, a preocupação do real e atual status sanitário da tilápia oriunda do Vietnã ainda é uma incógnita.

A ABIPESCA teve acesso ao “Memorando de Entendimento para Cooperação Comercial e Industrial”, assinado em 28 de março, o qual criou cria o Grupo de Direção de Cooperação Comercial e Industrial, que, segundo informações do governo brasileiro, busca promover a cooperação econômica em áreas prioritárias para o comércio, além de criar condições favoráveis à expansão das relações bilaterais. Tivemos acesso também ao “Plano de Ação para Implementação da Parceria Estratégica” abrangente ao período de 2025-2030, que reúne prioridades do relacionamento bilateral em várias áreas, na qual potencialmente se incluirá o pescado.

O escopo de produtos de pescado que farão parte dessa negociação, deverá ser divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA, na próxima agenda da Câmara Setorial da Produção e da Indústria de Pescados do Ministério, a ser realizada no dia 10 de abril, em Brasília. A Câmara Setorial do MAPA é presidida pela ABIPESCA, a qual também está trabalhando em demais agendas estratégicas uma vez que continuaremos em nossas análises e ações contínuas em defesa da indústria nacional.

Notícias Relacionadas
Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *