Semana Santa promete movimentar setor de pescado em 2025

Semana Santa promete movimentar setor de pescado em 2025

Previsões do MPA é de que período traga crescimento nas vendas impulsionado pela tilápia. Mapa também intensifica fiscalização no pescado

Com a chegada da Semana Santa, o pescado vem ganhando cada vez mais espaço nos supermercados de todo o Brasil através de peixes e outros frutos do mar.

De acordo com Paulo Faria, diretor de Desenvolvimento e Inovação da Secretaria Nacional da Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a expectativa é de crescimento nas vendas do pescado nesta época do ano. “A Semana Santa movimenta toda uma cadeia produtiva, desde os pescadores e aquicultores, até supermercados e restaurantes. A cada ano, com as pessoas consumindo mais pescado, o mercado fica cada vez mais aquecido”, afirmou.

Ainda segundo o diretor, em resumo, o incremento no consumo se deve a diversos fatores, como a qualidade do nosso pescado e o fato de ser uma carne mais saudável. “O peixe de modo geral é muito recomendado por médicos e nutricionistas. E nós temos uma variedade muito grande de espécies para agradar a diferentes gostos. Além disso, temos diversos tipos de frutos do mar, como crustáceos, moluscos e o camarão”, ressaltou. 

Destaques para a Semana Santa

A tilápia continua como grande estrela durante este período, justamente por vir substituindo o bacalhau na mesa da Sexta-Feira Santa a espécie representa mais da metade da produção do pescado nacional, com mais de 400 mil toneladas, de um total de 790 mil. “Não por acaso, somos [o Brasil] é o quarto maior produtor de tilápia do mundo e a demanda só vem crescendo”, destacou Paulo Faria.

Período de alta demanda intensifica esforços de fiscalização

De olho na qualidade do pescado a ser vendido no período da Semana Santa, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio do Departamento de Suporte e Normas (DSN), realizou entre os dias 24 e 28 de março, um treinamento teórico-prático sobre fiscalização de pescado, com ênfase na identificação de fraudes. Em síntese, o curso vai contar com a participação de 50 médicos veterinários dos serviços de inspeção integrados ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

Realizado na Superintendência de Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (SFA-SC), o evento tem como objetivo aprimorar a atuação das equipes de inspeção na verificação da qualidade e conformidade dos produtos comercializados no período que antecede a Semana Santa.

Fonte: Seafood Brasil

Notícias Relacionadas
Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *