O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou a interrupção das importações de tilápia do Vietnã ao Brasil. A medida partiu de um ofício do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e sinaliza uma ação mais concreta do governo brasileiro em relação ao tema após uma reunião extraordinária da Câmara Setorial da Produção e Indústria de Pescados.
Como informou a Globo Rural, o ministro do Mapa, Carlos Fávaro, anunciou hoje a medida durante a Show Rural Coopavel, feira agropecuária que iniciou na segunda e segue até sexta (09), em Cascavel, no Paraná. “O Brasil tem excelentes relações comerciais mundo afora e com o Vietnã, mas foi determinado ontem à noite a suspensão imediata de qualquer importação de tilápia vinda do Vietnã”, garantiu.
Em vídeo divulgado nas redes sociais do MPA, Fávaro frisa que a suspensão ocorre para que os protocolos sanitários em relação às importações da tilápia vietnamita sejam revisados pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA). “Acabei de assinar a portaria que eu recebi um ofício do meu amigo, ministro André de Paula, que veio da Câmara Setorial da Produção e Indústria de Pescados pedindo a suspensão da importação de tilápia do Vietnã até que os protocolos sanitários sejam revisados pela Secretaria de Defesa Agropecuária deste ministério. É ter prudência, garantir qualidade e sanidade à produção brasileira”, diz Fávaro.
“Eu quero dizer da minha alegria de não apenas ver assinada essa portaria que atende a solicitação, mas também, ministro, queria lhe agradecer pela forma com que recebeu quase uma boa parte dos produtores dos tilapicultores brasileiros que trouxeram a você e sua equipe um conjunto de preocupações importantes, legítimas e que resultaram nessa ação do ponto de vista da segurança para o nosso produtor”, comenta o ministro do MPA, André de Paula.
Pressão do setor
Na quarta-feira (31/01), uma reunião extraordinária da Câmara Setorial da Produção e Indústria de Pescados, reuniu representantes dos ministérios e do setor para discutirem o tema.
Um dia antes da reunião junto à Câmara Setorial da Produção e Indústria de Pescados, em (30/1), os ministros do MPA e do Mapa também haviam recebido produtores e entidades representativas do setor para discussões sobre os desafios sanitários relacionados à recente polêmica.
Na ocasião, Fávaro comprometeu-se a revisar os requisitos higiênico-sanitários para a importação de pescado, estabelecidos em 2019, de acordo com as exigências dos órgãos competentes do Brasil e ressaltou a importância de garantir a proteção adequada aos produtores de tilápia contra possíveis doenças exóticas.
Importações em debate
Em outubro do ano passado, o movimento inicial de uma possível negociação para a importação de tilápia do Vietnã pelo Brasil levantou discussões e preocupações entre os produtores e representantes do setor.
Em janeiro, as importações de 25 toneladas de filés de tilápia congeladas do Vietnã em dezembro do ano passado repercutiram no setor e trouxeram neste começo de 2024 mais preocupações.
Desde então, os produtores e entidades representativas do setor têm se mobilizado e cobrado de perto movimentações e medidas do governo junto à polêmica.
Fonte: Seafoodbrasil