Brasil e China assinam Protocolo para Exportação de Pescados Brasileiros

Brasil e China assinam Protocolo para Exportação de Pescados Brasileiros

As indústrias brasileiras podem celebrar: Na última terça-feira (22) foi assinado o protocolo que viabiliza as exportações de pescados brasileiros para o país asiático.

            A medida foi anunciada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) após encontro com representantes chineses, no qual o documento que oficializa essa parceria foi assinado pelas autoridades competentes.

            Este representa um grande passo para as indústrias nacionais que, a partir de agora, podem iniciar transações comerciais com destino à grande potência asiática. Após negociações que se desenvolveram ao longo dos últimos 9 anos, conduzida, especialmente em atendimento às demandas apresentadas pela Câmara Setorial da Produção e das Indústrias de Pescados, o setor comemora este anúncio. 

            Um grande marco para o avanço deste processo foi a participação do Brasil na China Fisheries & Seafood Expo (CFSE), que aconteceu na cidade de Qingdao, China, no ano de 2024, onde a Associação Brasileira de Indústrias de Pescados, em parceria com a ApexBrasil, teve a oportunidade de divulgar amplamente  a qualidade de seus produtos e tecnologia na área de pescados.

            A expectativa do mercado brasileiro é de que os resultados sejam explorados a partir deste ano, com previsão de crescimento ainda para 2025 em até 30% no volume de exportações. A estimativa para os próximos anos é de que haja o implemento de cerca de R$ 1bi por ano nas transações comerciais entre os dois países, mantendo a mesma estimativa para os anos subsequentes.

        “É imperioso destacar que esta medida, além do significado comercial, traz grandes avanços sociais para o pleno desenvolvimento do país, já que o aumento no volume de exportações traz reflexos expressivos e consistentes no que diz respeito ao crescimento das indústrias, gerando mais empregos e qualidade de vida das comunidades locais”

Eduardo Lobo, Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados.

Notícias Relacionadas
Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *