A Abipesca – Associação Brasileira das Indústrias de Pescados e Apex Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos celebram o convênio para fomentar as exportações de pescados brasileiros.
Bsb, 20/02/2024 hoje, em Brasília, ocorre a assinatura do projeto setorial entra a Abipesca e Apex Brasil – Brazilian Seafood. O objetivo do projeto é alavancar as exportações dos pescados brasileiros.
O plano de ação tem como planejamento: a construção e desenvolvimento do branding “Brazilian Seafood”, participação em feiras internacionais com grande prospecção de imagem, projeto comprador e missão para abertura do Mercado.
A atuação estratégica se dará na estruturação e desenvolvimento das empresas e marcas de pescados brasileiros, mostrando toda a sustentabilidade e responsabilidade social envolvida no processo de industrialização até a exportação, fomentando a imagem brasileira no exterior com o objetivo de aumentar as exportações.
Por se tratar de um primeiro projeto setorial, a estratégia adotada será de unificação, vamos atuar de forma horizontal, levando a oportunidade de capacitação para as empresas de menor porte que tenham interesse em exportar. Para as empresas mais estruturadas, a oportunidade será de participar das maiores feiras de pescados do mundo, expandindo os contatos e networking pelos países estratégicos. Vale acrescentar que, com o desenvolvimento da marca “Brazilian Seafood” os produtos brasileiros terão uma nova visibilidade, mostrando toda a capacidade produtiva das indústrias, com foco em sustentabilidade e meio ambiente.
Para empresas iniciantes: Será oferecido a capacitação, informações e toda ajuda
necessária para tornar a empresa apta a exportar.
Teremos também o primeiro PEIEX de pescados: O Programa de Qualificação para Exportação é oferecido pela Apex-Brasil para que a empresa inicie o processo de exportação de forma planejada e segura.
As empresas serão convidadas a participarem do Projeto Comprador, onde será
escolhido os potenciais parceiros para virem ao Brasil, conhecer e negociar diretamente com os empresários.
Já para as Empresas com maior maturidade para exportação o objetivo será de
aumentar as exportações, será proporcionado a construção da marca “Brazilian Seafood”, campanha nas mídias sociais, projeto imagem, onde vamos trabalhar a imagem dos produtos e empresas brasileiras no exterior.
Outro ponto de suma importância, a participação nas maiores feiras internacionais, com o objetivo de expansão de marca, abrir novos mercados e ter a oportunidade de mostrar a qualidade dos produtos. Todas essas ações servirão de estratégias para novos negócios e expansão de mercado.
Vale destacar a previsão da negociação política para abertura de Mercados,
envolvendo todos os órgãos estratégicos, como o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAP), O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Fórum Nacional da Aquicultura e Pesca (FNAP) e Câmara Setorial de Pescados (CSPES).
A aquicultura e Pesca no Brasil é desenvolvida de forma complementar, ou seja,
existem os pequenos produtores, os pescadores artesanais, que são de extrema importância para a pesca, e que fazem parte do modelo de responsabilidade social. Os grandes empresários, até hoje, negociam diretamente com os pescadores artesanais. A cadeia se completa, passando dos pescadores artesanais até a indústria.
Dessa forma, constitui como estratégia do projeto, trabalhar o setor de forma
verticalizada, levando em consideração toda a cadeia envolvida no processo, desde os pescadores artesanais a até a indústria.
E, conscientizar cada vez mais as indústrias, pescadores artesanais, mercado e
consumidor, da importância da responsabilidade social e ambiental, que será trabalhada na construção da marca, no projeto imagem e nas mídias sociais, com campanhas conscientizadoras.
Acreditamos que com esse novo olhar do governo e com essa parceria estratégia entre Apex, Ministério da Pesca e Aquicultura e Setor produtivo, será possível elevar os pecados a um novo patamar, a uma nova história.
Diretora de Relações Institucionais
Liliam Catunda